quinta-feira, 30 de abril de 2015

Febre amarela


Aedes Aegypt

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um arbovirus do gênero flavivirus. Sua incidência se restringe a América Central, América do Sul e África.
A transmissão se dá por meio da picada de mosquitos previamente contaminados com o sangue de um indivíduo acometido nas cidades. O responsável é o aedes aegypt, e em ambientes de mata, os gêneros haemagous e sabethes. O período entre picadas e a manifestação de sintomas e de aproximadamente três dias.
Em algumas pessoas não há manifestação de sintomas ao passo que em outras o quadro se apresenta bastante sério com febre, náuseas, dor de cabeça e nos músculos. Aparecem associados ao aparelhamento da pele e dos olhos do paciente, hemorragias tanto internas quando externas, podem também se manifestar.
Seus sintomas duram em media 10 dias, nesses casos mais graves além do quadro descrito, há o comprometimento dos rins que pode provocar problemas cardíacos pulmonares e hepáticos e morte em 50% dos casos.
O diagnóstico feito pela análise dos sintomas e por meio de exames em alguns casos analise laboratoriais adicionais são requeridas para averiguar os órgãos e/ou funções vitais. Não existe tratamento especificado para a febre amarela
E dessa forma os procedimentos médicos focam o controle de sintomas e prevenção de complicações. Repouso, ingestão abundante de água alimentação e no caso de hemorragias reposição sanguínea são importantes medidas após a cura não há riscos de reinfecção .


Vacina contra Febre Amarela
A melhor  na forma de se evitar a febre amarela é por meio da vacinação disponível gratuitamente em postos de saúde e da agência (ANVISA) em portos e aeroportos ela é recomendadas a indivíduos com nove meses de idade ou mais e deve ser reforçado de dez em dez anos.
O controle do mosquito aedes aegyptides tendo a vantagem de também prevenir a dengue para pessoas cuja imunização  pelo meio da vacina não é recomendada (gestantes imune comprometido etc) o uso  de bons repelentes, camisas de manga  comprida, calça meias e luvas ao visitar suscetíveis é uma boa medida  de prevenção.
Importante: assim como na dengue o uso de aspirina ou outros fármacos contendo  acetilsalicílico é contra indicado.

Postado por Rafhael e Felipe 8ºA

Um comentário: