sexta-feira, 24 de junho de 2016

Entrevista com a Dona Rita, Uma das Primeiras Moradores do Jardim da Conquista!



Quando uma rosa é cheirosa, por onde ela passa deixa seu perfume.”

A Dona Rita, moradora do Jardim da Conquista, conta como era sua vida no início do bairro, sua chegada da Bahia à São Paulo e as dificuldades que haviam na região.
As primeiras lembranças que ela tem do bairro foi a sua chegada aqui e havia apenas mato, tendo que começar a roçar para começar sua vida e construir sua casa.
No começo foi difícil, pois era uma grande briga por pedaços de terra, as pessoas
viviam no barro, tendo que carregar água, pois não havia encanamento, e havia diversos problemas de condições sanitárias, o que ocasionou diversas doenças, inclusive debilitando uma de suas filhas, que contraiu o Mal de Simioto, onde desenvolveu um inchaço grande na barriga e pelos no corpo, com tratamento apenas em locais afastados, no posto de saúde no Jardim Helena.
Ela citou que, embora o bairro tenha sido oficializado na gestão da prefeita Luiza Erundina, foi durante o governo da prefeita Marta Suplicy que o bairro começou a se desenvolver, construindo a E.M.E.F. Professor Carlos Correa Mascaro, surgiu então, os Programas Sociais, como o Bolsa Família e o Renda Mínima, as ruas foram asfaltadas, construíram os postos de saúde e chegaram os agentes de saúde.
A igreja e a congregação ajudaram a construir a casa dela. A princípio apenas havia uma pequena mercearia onde comprava-se mantimentos, pegavam água nos poços feitos por quem tinha mais condições.
Comparando com outras épocas, hoje o bairro tem acesso a muitas coisas, como escolas, médicos, emprego e opções de transporte. As expectativas do bairro foram atendias através das conquistas, escolas, os AMA’s, tudo conquistado com luta e sem desistir.
Logo surgiu a primeira escola da região que foi a EMEF Prof. Carlos Correa Mascaro, que atendia todas as famílias da região, e com o tempo foram surgindo outras unidades educacionais, como a E.E. Breno Rossi.
Ainda vemos a história de conquista de sua vida, passando por adversidades e com muita luta conseguiu conquistar e deixar sua marcar no bairro, construindo seu lar e criando sua família. 
Em suas palavras:

Quando uma rosa é cheirosa, por onde ela passa deixa seu perfume.” 

Postado por Micaelly e Júlia (9ºD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário