quarta-feira, 1 de julho de 2015

FESTA JUNINA, O MÊS DE SÃO JOÃO.


       O mês de Junho é quando começa as festividades caipiras, e todo mundo já sabe.   A vontade de comer paçoca, pipoca e dançar quadrilha aumenta a cada dia mais.
     O nome desta data antigamente era conhecida como festa junina por causa do mais importante dos três santos, São João Batista. As festas juninas então são as comemorações a São João, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Apesar de comemorações serem totalmente religiosa, todas as pessoas participam, sem distinção de cor ou religião.
     
   As tradições prentes nesta data são as fogueiras, balões coloridos, a paçoca, o pé de moleque entre outras guloseimas que fazem a beleza e a gastronomia desta festa seja um sucesso.                         
                                                                                                             
  O tema Festa Junina fez com que Fábio Sombra e Sergio Penna   escrevessem um livro chamado “Mês de Junho tem São João”, em forma de rimas que lembravam  algumas algumas musicas cantadas na festa caipira.       
  Por serem de origem europeia, as festas juninas apresentam vários elementos que não são da cultura brasileira, mas que com o passar  dos anos tornaram-se fundamentais.   
                                                                                                                                         Ao assistimos uma dança  quadrilha podemos perceber quantas palavras desconhecidas são ditas pelos puxadores. Anarriê, ampassã,tour,dentre outras que são de origem francesa.
                                                                                                                         Como eram festas realizadas pelas cortes, as mulheres usavam seus vestidos mais bonitos e rodados, motivo pelo qual se originou os vestidos das quadrilhas, feitos de tecidos de chita, bem coloridos.   
   As  culturas  Greco-romanas  e dos celtas também  deixaram suas marcas, pois praticavam ceromônias em volta da fogueiras, a fim de agradecer a os deuses pelas boas colheitas.   
                                                                                                                                                                   A festa popular mais conhecida no Brasil é o carnaval, porém as festas juninas não perdem seu lugar, estando entre as principais festas de país.
O nordeste é a região que mais valoriza as festas juninas, onde acontecem vários concursos para eleger a quadrilha mais alegre e bonita do Brasil. A cidade de Campina Grande, na Paraiba, é onde acontece o maior festejo do pais. Com uma àrea de quarenta e dois mil metros quadrados, podemos encontrar  "Parque do Povo" , onde acontece exposições artesanais, a queima da fogueira gigante.

NÃO PERCAM NESSE SABADO (04/07) A FESTA JUNINA DO MASCARO!!! E VIVA SÃO JOÃO!!!

POSTADO POR DANIELLY E SAMARA (6B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário