quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Expedição Bom Retiro - 08/08

O 8ºA foi para o Bom Retiro do dia 08/08/2015. Fizemos Check-Point(todas paradas fizemos Check-Point) e Saímos da escola 8:00, pegamos ônibus na Ragueb Chohfi e fomos para o Terminal Itaquera , os alunos lotaram o ônibus. Pegamos o Trem para a estação da luz. Por enquanto os transportes públicos não estavam lotados. Chegando na estação, fomos direto para o Museu da Resistência. No caminho tivemos que passar pela calçada da estação da Luz, onde fica muitos moradores de rua a noite, o cheiro estava horrível, pois os moradores de rua não tem aonde fazer suas necessidades. Esse museu retrata particularmente o que acontecia no tempo da Ditadura Militar Brasileira.

No Memorial da resistência, estava tendo um exposição do Yuyanapaq, de 1º de agosto de 2015 a 3 de janeiro de 2016. Fomos divididos em dois grupos. Um com a educadora de lá mesmo, que nos monitorou em todos os lugares e o outro grupo ficou com a Professora Marcia que fez curso lá para ser monitora da visita no museu. Visitamos as celas onde ficavam os colchões cheios de uma fina camada de palha e os nomes de quem ficou preso ali,que foi escrito ao fim da Ditadura, pois as paredes foram lixadas e apagados os registros, e outro quarto que ficava testemunhos das pessoas que foram presos nesse período.
       No  mesmo prédio fica o museu estação pinacoteca, um museu com vários  quadros e algumas esculturas, logo depois  fomos  lanchar o parque  da luz, passeamos um pouco no parque, tinha cachoeira e aquário subterrâneo, tudo muito lindo.
       O próximo lugar foi o museu da língua portuguesa, que não tivemos monitores, onde está a exposição, "POEMA AGORA", onde pudemos escrever nossos próprios poemas e tinha poemas envolvidos com tecnologia, e por último o museu da pinacoteca, tinha monitoria , ela explicou  como funcionava  e porque o prédio não acabamento. Vimos quadros,esculturas e desenhos com notas de professor.
      Foi uma hora de expedição por lá,então tivemos muito pouco tempo. Às 15:20 h já estávamos na estação da luz outra vez, mas agora para voltar, era horário de pico então não estava tão vazio o trem, nem a perua que pegamos em ITAQUERA. Chegamos 17:40.
    Essa expedição teve de tudo " UM MUITO", falamos bastante sobre democracia,diversidade e ditadura, não  é tanto que era um museu para cada eixo.

Visualizar todas
Obtenha o seu

POSTADO POR FERNANDA E GIOVANA (8ºA)